Uma empresa comprometida com o meio ambiente

A natureza, que fornece matéria prima para a sua produção, é bastante respeitada pela Companhia Müller de Bebidas, tradicionalmente engajada nas questões de meio ambiente.

Prova disso é que foi a primeira do setor a conquistar, em 1998, a ISO 14001, concedida a empresas que adotam ações e esforços contínuos e coordenados em prol do meio ambiente, como coleta seletiva de lixo, reciclagem, venda de materiais reaproveitáveis, além de cumprir a legislação e as normas ambientais.

Ao instalar a sua unidade no nordeste, no município de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, a companhia comprometeu-se a preservar a reserva de Mata Atlântica onde está inserida e a reaproveitar 98% dos seus resíduos sólidos e 100% dos resíduos líquidos, resultantes do processo produtivo. Nesta unidade, assim como em Pirassununga, foi adotada a logística reversa em embalagens. Os vasilhames que saem das duas fábricas, levando 400 mil litros de cachaça, em 90% dos casos retornam várias vezes para a linha do envase, evitando o desperdício e o lixo de 200 toneladas que seriam gerados no pós-consumo.

A adoção da logística reversa está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Só o principal produto da companhia, a cachaça 51, promove o retorno de mais de 75% dos itens da embalagem. Isto significa de cerca de 70 mil toneladas de resíduos pós-consumo têm destino correto.

Em seu processo de produção, a empresa também incorpora técnicas de reaproveitamento de resíduos, tanto agrícolas como industriais. A vinhaça e a torta de filtro, resíduos gerados na fabricação da cachaça, são usamos para irrigar e fertilizar as áreas de plantio de cana-de-açúcar. A biomassa proveniente do bagaço de cana-de-açúcar garante 97% da energia utilizada durante o período de safra na unidade Lageado, em Porto Ferreira.

A empresa também aderiu voluntariamente, em 2011, ao Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, criado pelo governo de São Paulo partir do programa Etanol Verde, com o objetivo de minimizar os impactos da indústria canavieira sobre o meio ambiente. Desde então, a empresa vem cumprindo todas as normas e inclusive mecanizou toda a sua colheita, abolindo a queima da palha de cana de açúcar.

Para completar, a Companhia Müller de Bebidas investe atualmente no plantio de 170 mil mudas de plantas nativas para recuperar áreas degradadas nos últimos sete anos.