• Cia Müller de Bebidas reduz em 30% o uso de água na unidade de Pirassununga

Pirassununga, 22 de março 2021 – A redução do uso de água nas linhas de produção da Cia Müller de Bebidas segue rígidos processos e padrões. A água é utilizada diretamente nas instalações para geração de vapor, na refrigeração dos processos, na produção de bebidas, no consumo humano, dentre outros usos. Os temas de utilização consciente de recursos hídricos e efluentes são estratégicos para a sustentabilidade dos negócios da Müller.

Para o uso racional e otimizado da água, a Companhia Müller de Bebidas trabalha com uma gestão inteligente e focada na eficiência do consumo de água. Investimentos são realizados de forma contínua em tecnologias de ponta e com diversas iniciativas. Este conjunto de fatores fez com que a Cia Müller de Bebidas reduzisse, nos últimos 10 anos, mais de 30% o consumo de água na unidade de Pirassununga, chegando à marca de menos de 1 litro de água utilizado para cada 1 litro de produto envasado.

Na filial Pernambuco, destaca-se o projeto para reuso do efluente tratado na irrigação do talude e lavagem de fachadas. Em 2020 cerca de 1.500 m3 de água deixaram de ser consumidos por conta deste projeto de reuso.

“A redução do uso da água é um problema tratado com toda seriedade pela alta gestão da Cia Müller de Bebidas. Temos processos estabelecidos e seguimos protocolos de controle rígidos”, relata Simone Sayuri Nakazone, gerente de qualidade, meio ambiente, P&D e assuntos regulatórios da Cia Müller de Bebidas.

Certificação ISO 14001 e Signatária do Programa Etanol Mais Verde

Pensando pela ótica da sustentabilidade, não faz sentido uma empresa ter uma atuação apenas ecologicamente correta e não atuar com a gestão ambiental de forma estratégica, pensando no desenvolvimento sustentável da empresa. Foi com este objetivo que Cia Müller de conquistou a certificação ISO 14001. Além de classificar a empresa dentro de práticas responsáveis com o meio ambiente, o ISO 14001 incorpora, além de questões estratégicas, a preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida, entre outras mudanças ambientais.

Assinado em junho de 2017, entre o Governo do Estado de São Paulo, representado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura e Abastecimento e pela Companhia Ambiental Paulista – CETESB, e pelo Setor Sucroenergético, representado pela União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo – UNICA e pela Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil – ORPLANA, a Cia Müller de Bebidas também é signatária do Protocolo Etanol Mais Verde.

Dentre uma série de padrões exigidos pelo Protocolo, as empresas que assinam o acordo se responsabilizam por: Eliminação da queima de cana-de-açúcar; Adequação à Lei Federal nº 12.651/2012; Proteção e Restauração das Áreas Ciliares; Conservação do Solo; Conservação e Reuso da Água; Aproveitamento dos Subprodutos da Cana-de-Açúcar; Responsabilidade Socioambiental e Certificações; Boas Práticas no Uso de Agrotóxicos; Medidas de Proteção à Fauna; Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

Sobre a Cia Müller de Bebidas

A Cia Müller de Bebidas é a maior produtora de Cachaça do mundo e proprietária do ícone nacional, a Cachaça 51. A empresa opera no Brasil desde 1959, na cidade de Pirassununga, interior de SP. A Cia Müller de Bebidas conta com uma das maiores e mais avançadas destilarias unitárias de cachaça do mundo, e pode ser comparada com as grandes companhias internacionais, em função de seus altos padrões de produção, tecnologia e controle de qualidade.

Para mais informações, acesse: https://www.ciamuller.com.br

Contato de imprensa:
    Robson Melendre | Robson@verdelho.com.br