Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade .
  • Destilando o melhor do Ambiental, Social e da Governança Corporativa

    Este ano a Cia Müller de Bebidas completa 62 anos como referência no setor de bebidas. Com investimentos contínuos em tecnologia, qualidade e inovação, a empresa segue seu propósito corporativo “destilar o melhor de cada momento”, adotando boas práticas de sustentabilidade. O objetivo é manter o desenvolvimento e o crescimento econômico, preservando os recursos naturais, valorizando as pessoas e as comunidades nas quais está presente.

    Ao longo da sua história, foram desenvolvidos vários projetos para uma preservação contínua do meio ambiente e uma gestão racional dos recursos naturais como, por exemplo, investimentos na colheita mecanizada, que já atinge 100% da produção e possibilitou a eliminação da queima da palha de cana; utilização de biomassa na matriz energética, em aproximadamente 97% de geração de energia térmica na planta de Pirassununga, onde fica a sede da empresa e na destilaria Lageado; aproveitamento integral dos resíduos da moagem e destilação para enriquecimento do solo e plantio de 43 mil árvores nativas em projeto de reflorestamento para recuperação de áreas degradadas nas propriedades da empresa nos últimos anos.

    O uso racional da água nos processos industriais também tem relevância na gestão da empresa, tendo sido implementadas diversas ações de reaproveitamento e reúso, garantindo redução expressiva no consumo.

    Neste manifesto reforçamos nossas intenções e compromisso com a Sustentabilidade no seu sentido mais amplo, abordando também temas de Responsabilidade Social e de Governança Corporativa.

    GOVERNANÇA CORPORATIVA

    Com uma cultura sólida que segue normas e procedimentos em conformidade com leis e regulamentações locais, bem como com políticas e procedimentos internos, o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva participam ativamente na gestão e no aprimoramento da governança corporativa.

    O propósito da empresa é amplamente comunicado e praticado em todos os níveis da organização, que ainda conta com robusta Política de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, em vigor há mais de 20 anos.

    GESTÃO AMBIENTAL

    Ciente de sua responsabilidade com o meio ambiente, a Cia Müller de Bebidas tem sido incansável na evolução de práticas ambientais, como pontuado nas ações:

    Logística reversa

    A destinação correta das embalagens dos produtos da Cia Müller de Bebidas pós-consumo é por meio de logística reversa, com retorno das mesmas para a linha de produção onde são novamente envasadas e recolocadas no ciclo de consumo. Para fazer isto, a empresa mantém uma complexa operação que inclui coletas em vários pontos do país.

    O primeiro Acordo Setorial para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens foi assinado em 2015 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos está em vigor desde 2010. Na Cia Müller, porém, a prática de viabilizar a coleta de resíduos sólidos, como as garrafas de vidro e seu reaproveitamento como insumo na produção, começou muito antes, colocando a Cia Müller entre os principais operadores de logística reversa de garrafas de vidro no setor de bebidas.

    Dos mais de 400 mil litros de Cachaça 51, que são, em média, envasados diariamente, cerca de 80% das garrafas retornam sucessivas vezes para a linha de envase, correspondendo a 160 toneladas que são geradas pós consumo e que já contam com destino correto.

    Gestão hídrica

    O uso de água nas linhas de produção da Cia Müller de Bebidas segue rígidos controles e padrões. Os temas de utilização consciente de recursos hídricos são estratégicos para a sustentabilidade dos negócios da Cia Müller de Bebidas. A empresa trabalha com uma gestão inteligente e focada na eficiência do seu consumo. Investimentos são realizados de forma contínua e com diversas iniciativas implementadas por meio de um grupo multidisciplinar de profissionais que é responsável pela pauta. Esse conjunto de fatores fez com que a Cia Müller de Bebidas reduzisse, nos últimos 10 anos, mais de 30% do consumo de água na unidade de Pirassununga, chegando à marca de menos de 1 litro de água utilizado para cada 1 litro de produto envasado.

    Fontes de energia renovável

    As fontes de energia renovável são consideradas uma alternativa ao modelo energético atual, visto que seu uso causa menos impactos negativos ao meio ambiente. Algumas fontes de energia renovável são consideradas limpas e têm bom custo-benefício. Em nossas unidades no Nordeste e Taboão, toda a aquisição de energia elétrica é de fontes 100% renováveis, além disso a geração do vapor nas unidades Taboão e Lageado utiliza a queima de bagaço de cana em suas caldeiras, outra fonte de energia considerada limpa.

    Reflorestamento e preservação

    A base do manejo florestal realizado pela Cia Müller de Bebidas consiste na manutenção e plantio de árvores nativas da região, aproveitando os potenciais de crescimento dessas espécies e respeitando a legislação vigente no que tange à preservação de áreas protegidas. Juntamente com outras medidas de gestão dos impactos, a empresa é aliada da conservação da biodiversidade nas regiões em que atua. Também realiza ações preventivas e mitigadoras dos possíveis incêndios por meio de manutenção de aceiros e divisas, além de manter uma brigada de incêndio equipada e treinada para o combate a eventuais ocorrências. Como prevenção a incêndios florestais, também faz parte - em conjunto com mais 6 usinas do Plano de Auxílio Mútuo - o combate de fogos em canaviais e florestas na região, onde é possível agir de forma mais rápida em atendimentos de emergência.

    Controle biológico e redução de agrotóxicos químicos

    A Companhia Müller de Bebidas investe em controle biológico de pragas desde 2013. A premissa básica dessa ação é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças para a cana a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos e predadores. Trata-se de um método de controle racional e sadio, que tem como objetivo final utilizar inimigos naturais que não deixam resíduos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população.

    RESPONSABILIDADE SOCIAL

    Pirassununga, cidade do interior paulista, é o berço do nascimento da Cia Müller de Bebidas e onde está a sede da empresa há 62 anos. Consciente de seu papel na comunidade, a empresa procura ser um vetor de apoio aos seus principais públicos da comunidade local. Algumas ações praticadas:

    Criar pontes com a comunidade

    Em parcerias com Intervias/Arteris e SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), a empresa realiza eventos dedicados aos caminhoneiros no pátio da Unidade Taboão – Pirassununga, onde vários profissionais (Nutricionistas, Psicólogos, Fisioterapeutas, Instrutores, Eletricistas de Veículos e Dentistas) abordam os seguintes temas:

    Orientações de saúde bucal, nutricional e atividade laboral (ergonomia);

    Quiz com abordagem sobre a conscientização do uso de álcool e drogas no trânsito;

    Entrega de brindes e sorteio de cursos de simulador;

    Divulgação dos serviços oferecidos pela Unidade SEST/SENAT de Porto Ferreira;

    Preenchimento do formulário de perfil dos caminhoneiros;

    Aferição da temperatura com o termômetro infravermelho e entrega de kits de higiene (álcool em gel, álcool líquido e máscara);

    Inspeção veicular nos caminhões, com instalação de adesivos refletivos e troca de setas e lanternas queimadas;

    Entrega de folhetos orientativos sobre o tempo de descanso e perigo do uso de medicamentos e bebidas alcoólicas.

    Auxílio na pandemia

    Como forma de colaboração junto à comunidade no enfrentamento da pandemia da Covid-19, durante os meses de março, abril e maio de 2020, a empresa viabilizou a doação de cerca de 63 mil litros de álcool 70 INPM para 64 instituições de saúde e de apoio, em 31 municípios nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Além dessa ação, a Cia Müller também realizou a doação de cestas básicas para o Lar dos Idosos Nossa Senhora de Fátima e Casa São Vicente de Paulo no município de Pirassununga. Já em 2021, foram doados medicamentos e equipamentos para a Santa Casa de Pirassununga.

    Para os bares, um dos principais pontos de venda da empresa, cerca de 10.000 estabelecimentos receberam auxílio por meio do programa “51 com Você”, no qual materiais de apoio ao combate à pandemia foram distribuídos, além de benefícios únicos na compra de produtos para aumentar a demanda e, consequentemente, a renda dos donos de bares, fornecendo estímulo e ânimo para a volta dos negócios após a reabertura econômica.

    Consumo responsável

    Sempre consciente de seu papel na sociedade e como líder de mercado de cachaça, a Companhia Müller de Bebidas possui entre os pilares de atuação social a promoção de uma relação responsável no consumo de bebidas alcoólicas. Desejamos que o consumo de bebidas alcoólicas traga momentos de alegria, celebração, prazer, e acima de tudo seja uma escolha consciente. Nesse sentido, foi criada uma cartilha com orientações para o consumo responsável de bebidas alcoólicas, trazendo mais conscientização sobre o tema a todo seu público interno. A cartilha está disponível no www.ciamuller.com.br.

    Para mais informações, acesse: https://www.ciamuller.com.br

    Redes sociais: Instagram; Youtube; LinkedIn; Facebook